Ei, pais e responsáveis! Você já se perguntou o que fazer quando seu filho enfrenta otites recorrentes e o tratamento convencional parece não ser suficiente? Vamos explorar uma possível solução: a timpanotomia para colocação de tubo de ventilação também conhecida como “a cirurgia do tubinho”. Vamos entender melhor esse procedimento e quando ele pode ser indicado para as crianças.
O que é a cirurgia do Tubinho?
A timpanotomia é um procedimento realizado em centro cirúrgico para remoção da secreção, chamada de “glue ear” que causa perda auditiva e possíveis otites de repetição. Após a aspiração desta secreção, o tubo de ventilação é colocado no tímpano.
Quando essa cirurgia é indicada?
Esta cirurgia pode ser recomendada em casos de: 3 ou mais otites em um intervalo menor ou igual à 6 meses ou quando se tem a secreção dentro dos ouvidos em um tempo maior ou igual a 3 meses.
Como é feita a cirurgia?
Durante o procedimento, os médicos fazem uma incisão de milímetros no tímpano, com auxílio de microscópio ou videoendoscopia. Em seguida, aspira a secreção e o tubo de ventilação é inserido, ficando no tímpano, entre a cavidade timpânica (orelha média) e o conduto auditivo externo (orelha externa). O procedimento é realizado sob anestesia geral e geralmente leva algumas horas.
Recuperação e cuidados pós-operatórios
Após a cirurgia, a criança precisará de repouso leve/relativo. Isso inclui evitar atividades físicas intensas e manter a área cirúrgica limpa e seca. O médico também irá prescrever medicamentos para aliviar a dor e prevenir infecções.
A cirurgia do tubinho pode ser uma solução eficaz para crianças que sofrem com otites recorrentes ou crônicas com perda auditiva do tipo condutiva. Se você está considerando esse procedimento para o seu filho, não deixe de conversar com um otorrinolaringologista pediátrico para avaliar a melhor opção de tratamento.
E aí, gostaram de entender um pouco mais sobre esse assunto? Se tiverem mais alguma dúvida, estamos aqui para ajudar! 👂🩺✨
⚠ ️ Este artigo oferece informações gerais e não substitui a avaliação médica personalizada para o seu filho. Se você tiver dúvidas específicas ou preocupações relacionadas à saúde otorrinolaringológica. A orientação profissional é essencial para garantir o cuidado adequado e o bem-estar do seu filho.
Comments