As infecções de ouvido são comuns na infância, mas há muitas informações equivocadas sobre elas. Vamos desvendar alguns mitos e apresentar as verdades:
Mito 1: Todas as infecções de ouvido precisam de antibióticos.
Verdade: Nem todas as infecções de ouvido requerem antibióticos. Muitas são causadas por vírus e podem melhorar sozinhas em poucos dias. O uso desnecessário de antibióticos pode levar à resistência bacteriana.
Mito 2: As infecções de ouvido são altamente contagiosas.
Verdade: A infecção em si não é contagiosa, mas as infecções respiratórias que podem levar a uma infecção de ouvido podem ser transmitidas de pessoa para pessoa.
Mito 3: A dor de ouvido sempre indica uma infecção.
Verdade: A dor de ouvido pode ser causada por outros fatores, como inflamação na mucosa nasal e dos seios da face, erupção dentária, tensão muscular cervical, bruxismo, ou até mesmo dor irradiada de outra parte do corpo.
Mito 4: As crianças devem evitar nadar para prevenir infecções de ouvido.
Verdade: A natação não está diretamente ligada às infecções do ouvido médio (otite média). No entanto, a exposição prolongada à água pode levar à otite externa, conhecida como "ouvido de nadador".
Mito 5: Infecções de ouvido não tratadas sempre levam à perda auditiva.
Verdade: Embora infecções graves ou recorrentes possam afetar a audição, a maioria das infecções de ouvido se resolve sem causar danos permanentes.
Lembre-se: Se seu filho apresentar sintomas persistentes ou recorrentes de infecção de ouvido, consulte um pediatra ou otorrinolaringologista para avaliação e orientação adequadas. A informação correta é a melhor aliada na saúde infantil! 🩺👶
Comments